segunda-feira, 7 de abril de 2014

Cidade bíblica de 3.800 anos é encontrada por arqueólogos depois de 15 anos de escavação



Depois de 15 anos de escavação conhecidos como os mais complexos já realizados em Israel, arqueólogos descobriram a Cidade da Primavera. A construção retoma a época de Davi e seu filho Salomão, reis de Israel.

A cidade descoberta tem cerca de 3.800 anos

Dezenas de pesquisadores liderados pelo professor Ronny Reich da Universidade de Haifa e por Eli Shukrun, membro da Autoridade de Antiguidades de Israel.

A escavação aconteceu na Cidade de Davi, no Parque Nacional de Davi.

A Cidade da Primavera foi construída para salvar e proteger a água da cidade de inimigos que tentavam dominá-la. Também era usada para proteger os cidadãos que iam até lá buscar água no caminho de volta para suas casas Protegida pela fonte de Giom, o local é descrito no livro bíblico de Reis. Lá, Salomão foi ungido rei pelo sacerdote Zadoque por ordem de seu pai Davi.

No época, Davi soube que membros da política local tinham um plano para tomar o reinado de sucessão

A Cidade da Primavera é a maior fortaleza cananeia que ainda resiste ao tempo.

Os arqueólogos da Autoridade de Antiguidades de Israel acreditam também que é a maior fortaleza conhecida que existe antes do reinado de Herodes


DEPUTADO FEDERAL ÁTILA LIRA SAI DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DEIXA MENSAGEM AOS PIAUENSES

Deputado Átila Lira e o Prof. Carlos Leal

Mensagem de agradecimento

Não há sensação mais gratificante que o dever cumprido. Em função dos novos desafios que me dispus a enfrentar neste ano, encerro hoje um ciclo iniciado no dia 2 de janeiro de 2011, quando tomei posse como Secretário de Estado da Educação e Cultura, retornando a esta casa depois de alguns anos.

Nestes pouco mais de três anos foquei como meta maior fomentar a qualidade da educação oferecida pelas nossas escolas e valorizar o árduo trabalho dos nossos professores. Não é fácil mudar a realidade de um Estado continental como o Piauí em tão pouco tempo. No entanto, conseguimos atingir todas as metas satisfatoriamente.

Na nossa gestão cumprimos a legislação educacional sobre o oferecimento do Ensino Fundamental e conseguimos, com êxito, municipalizar a oferta de 1º ao 5º ano prezando pelo acesso e qualidade. Construímos 24 novos prédios escolares, reformamos e/ou ampliamos mais de 130 escolas e construímos 53 novas quadras de esporte, prezando sempre pelo conforto dos nossos alunos e professores e a promoção de uma educação mais humana. 

Ajustamos o atendimento do programa Mais Educação, aumentando o número de escolas atendidas para 274 e possibilitando um atendimento com 7h por dia durante toda a semana. Ampliamos de 18 para 41 escolas com educação em Tempo Integral, visando potencializar maior tempo de leituras e estudos onde os alunos passam 9h diárias na escola.

Fomos audaciosos na criação do programa Mais Saber, uma ferramenta de ensino por mediação tecnológica que tem levado educação de qualidade a 300 pontos espalhados por todo o Estado do Piauí, além de termos investido nos pólos de Universidade Aberta, pensando sempre em fazer chegar ensino superior aos mais longínquos municípios.

Criamos o projeto "Aprender é uma viagem", um projeto muito especial que selecionou 120 alunos para estudar um período em outros países, possibilitando intercâmbio com as línguas inglesa e espanhola, uma realidade jamais sonhada por alunos da escola pública.

E o que nos deixa mais felizes é que os resultados são animadores. Em três anos, fomos o Estado que mais reduziu o analfabetismo; mais cresceu na média do IDEB, antecipando metas projetadas para 2016; obteve mais expansão na Rede de Ensino Profissionalizante dobrando o número de matrículas; e que teve a maior evolução no PISA, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, saindo da 21ª posição para ser o 11º Estado brasileiro como o melhor nível de ensino.

Concluímos a nossa gestão deixando pronta a realização de um grande concurso público que irá selecionar para o quadro efetivo da rede mais de 3.000 novos professores. Assim, reiteramos o nosso compromisso com o serviço público.

Entre estes e outros grandes motivos é que reafirmamos a sensação do dever cumprido. A certeza de ter trabalhado por todo este período unindo esforços para oferecer a toda população piauiense uma educação digna, humana e de qualidade.

Agradeço ao governador do Estado, Wilson Martins, pelo apoio sempre presente e pela dedicação inestimável à educação do Piauí. Agradeço a toda a equipe da Secretaria de Estado da Educação e Cultura por todo o empenho, dedicação e comprometimento; a cada Gerente Regional de Educação e suas equipes pelo apoio e colaboração; a todos os gestores escolares, professores e funcionários por acreditarem e colaborarem para fazer da Educação do nosso Estado uma referência para o Brasil.

À sociedade piauiense, agradeço pelo crédito, pela paciência, pelo apoio; e, especialmente, a minha família e amigos que sempre estiveram ao meu lado me apoiando e trabalhando junto. O apoio e a parceria de todos foi fundamental para conseguirmos chegar tão longe e mudar a realidade educacional desse Estado tão promissor. 

Meus desejos sinceros de que a nossa Educação continue a avançar, a prosperar e a formar e preparar a nossa juventude para um futuro que eles e o Piauí merecem, sempre próspero. 

Muito obrigado!

Átila Freitas Lira