quinta-feira, 3 de junho de 2010

Ensino Religioso


Ensino Religioso
Material didático para o Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)

Professor Carlos Leal

A discussão sobre o papel do Ensino Religioso nas escolas já vem de longa data. Sente-se a necessidade de definir melhor o que queremos com o Ensino Religioso nas nossas escolas e como vamos organizá-lo para que ele atinja os objetivos propostos nos Projetos Pedagógicos.

Percebe-se uma preocupação das pessoas envolvidas na busca de caminhos para a valorização do Ensino Religioso nas escolas e um anseio muito grande em compartilhar experiências para assim, traçar metas e objetivos em comum. Urge também a necessidade de uma definição de qual Ensino Religioso queremos nas escolas. A pergunta sobre a definição do tipo de Ensino Religioso que se quer, ou que se necessita, soa entre professores e equipes pedagógicas: Queremos o enfoque interconfessional e inter-religioso.

A legislação sobre o Ensino Religioso, conforme a Política Educacional vigente, de acordo com a Lei 9.475, de 22 de julho de 1997 no artigo 33 diz O ensino religioso é parte integrante da formação básica e os sistemas de ensino regulamentarão os procedimentos para a definição dos conteúdos do ensino religioso e deve ter matrícula facultativa. Nos PCNs faz referência as Escritura Sagradas como eixos organizadores para os blocos de conteúdos.

Para isso, urge a necessidade de uma definição de qual Ensino Religioso queremos nas escolas. A pergunta sobre a definição do tipo de Ensino Religioso que se quer, ou que se necessita, soa entre professores e equipes pedagógicas. Depois de alguns anos de experiência com a disciplina Ensino Religioso em sala de aula resolvi apresentar uma proposta cristã, ou seja, uma opção para Ensino Religioso do ponto de vista bíblico, uma proposta “ecumênica” dentro da perspectiva cristã, trabalhando aquilo que é comum: o livro sagrado do cristianismo – A BÍBLIA. Valorizando-o a bagagem cultural e religiosa do aluno desenvolvendo uma prática pedagógica à luz dos valores do reino de Deus, na busca da vivência de valores éticos-cristãos universais.

Assim, tendo a preocupação primeira de refletir sobre os objetivos e os conteúdos e oferecer a comunidade escolar uma compreensão da vida e da sociedade, comprometida com uma prática libertadora, recriando a vida e a sociedade segundo o modelo de Jesus Cristo, e questionando os sistemas de dominação e morte à luz dos valores do reino de Deus, a fim de possibilitar o desenvolvimento da consciência crítica do(a) aluno(a) e desafiá-lo a um comprometimento com a transformação da sociedade brasileira este indigno professor apresenta aos colegas de ofício esta proposta para o Ensino Religioso. Trata-se de sugestões, o que significa que as colegas podem melhorá-la, incrementá-la ou a partir dela desenvolver seu programa.


* Professor Carlos Leal é Licenciado em Teologia, Filosofia e Pedagogia

O material didático “ENSINO RELIGIOSO A PARTIR DA PALAVRA DE DEUS” é uma proposta “ecumênica” dentro do cristianismo, pois o livro inspirador deste material didático para o Ensino Religioso é o Livro Sagrado dos Cristãos: A BÍBLIA. Dois volumes sendo o Volume I com 32 temas bíblicos(6º e 7º ano) e o Volume II 36 temas(8º e 9º ano), reflexões, pensamentos, atividades para o Ensino Fundamental.

ENSINO RELIGIOSO A PARTIR DA PALAVRA DE DEUS
VOLUME I E VOLUME II

Autor: Professor Carlos Leal
Editora: Gráfica Picoense
Edição: 1ª Edição
Páginas: 119 e 113
Ano: 2009
Tipo de Encadernação: Capa plástica com aspiral
Formato: A4 - 21 x 29,7 cm
PREÇO: R$: 20,00
Para adquirir este material didático entre em contato conosco:
profcarlosleal@hotmail.com ou (89) 9975 2398

Nenhum comentário:

Postar um comentário