sexta-feira, 11 de junho de 2010

VISITE O SÍTIO ARQUEOLÓGICO EM SÃO JOÃO DA CANABRAVA - PI



LOCALIZAÇÃO
Localiza-se no município de São João da Canabrava a 340 quilômetros de Teresina, Capital, em uma região de mais de dez quilômetros quadrados.
Nos últimos anos, O sítio se tornou mais conhecido por historiadores, intelectuais e curiosos e já foi destaque em revistas, pela suas pinturas rupestres. Há uma necessidade que conhecemos para que sejam também preservados. As fotos reproduzidas representam o tipo de pintura rupestre recorrente encontrada na região: figuras geométricas, figuras de animais, mãos. São simbólicas dos registros de povos que transitavam também nesse espaço piauiense, nesse espaço brasileiro.
O encantamento com o sítio arqueológico acontece logo de cara. As formações rochosas têm formato de castelo, grandes monstros, animais domésticos, animais selvagens, pontes de pedras, ...
Muitas das gigantescas pedras medem entre dois e vinte metros de altura; e de largura entre cinco e cinquenta metros. Elas estão localizadas entre a caatinga.
Até para quem viu as inscrições rupestres sabe-se que elas retratam a vida de índios, ancestrais indígenas e pessoas em trânsito pelo local que marcavam nas pedras seu trajeto, costumes e comidas.
Existem desenhos que relatam cena do dia-a-dia como caça, pesca, atos sexuais e armas de guerras, alem de traços de veneração a divindades daquele povo.
As formações diferentes valem a pena o sacrifício. Infelizmente os poderes públicos estadual e municipal da região ainda não atentaram para tamanho potencial, fato que poderia gerar o redentorismo econômico da região, inclusive empregado os centenas de sertanejos esfomeados e miseráveis que vivem no entorno dessa região, sequer delimitada.
DESTRUIÇÃO

Por não haver nenhuma política pública de preservação da área, vândalos estão destruindo as pedras onde ficam as inscrições rupestres; outros têm deixado rastos de lixo, pichações encima e ao lado das pinturas rupestres e degradação do meio ambiente. Grupos de pessoas se juntam com o propósito de fazer churrascos, acampamentos de finais de semanas improvisados que têm deixado rastros de lixo por todo lado. É preciso encontrar meios de neutralizar a ação destes agentes, para que se possa prolongar por muito tempo a vida destes insubstituíveis documentos pré-históricos.

OMISSÃO DOS PODERES PÚBLICOS

Infelizmente os poderes públicos estadual e municipal da região ainda não atentaram para tamanho potencial, fato que poderia gerar o redentorismo econômico da região, inclusive empregado os centenas de sertanejos esfomeados e miseráveis que vivem no entorno dessa região, sequer delimitada.
COMO CHEGAR ATÉ LÁ
É Necessário ter um espírito aventureiro devido às travessias arenosas e rochosas que existem no local. Chegando na comunidade Barras o percurso deve ser feito a pé, aconselhando-se a levar água para suportar pelo menos duas horas de intensa caminhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário