segunda-feira, 5 de julho de 2010

Ensino Médio de SJC visita Oeiras - -PI





Buscando integrar teoria e pratica os alunos do Colégio Estadual João José Batista, Ensino Médio, de São João da Canabrava visitaram hoje o centro histórico e cultural da cidade de Oeiras, a primeira capital do Piauí.

Antônio Rocha - Canabravanews

O passeio foi coordenado pelo professor Carlos Leal. O percurso cultural teve inicio com a visita a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória datada de 1733, padroeira da cidade e do Piauí. Depois da Igreja foi à vez do Museu de Arte Sacra construído em 1983.

A rota cultural prosseguiu passando pela Igreja de Nossa Senhora do Rosário, segundo informações do professor Carlos Leal, a Igreja foi feita para os negros. Os alunos ainda conheceram a pedra com o Pé de Deus e o Pé do Diabo, a casa da pólvora e por fim subiram o morro e viram a estátua de Nossa Senhora da Vitória.

Depois de um banho cultural os visitantes foram o Pit Park finalizando em forma de descontracção a visita à cidade que representa um museu a céu aberto.

OBJETIVOS DA VISITA

Segundo o professor Carlos Leal, idealizador da viagem, a ideia de visitar Oeiras surgiu da necessidade que os alunos teem de conhecer a História do Piauí, as raízes onde tudo começou. " Um povo sem História é um povo sem cultura" afirma Carlos.

Como forma de avaliação cada aluno terá que produzir um relatório abordando os principais aspectos culturais da cidade e o que mais chamou atenção nos locais visitados.

A aluna Natália Silva ressalta a importância do passeio a cidade histórica " É a primeira vez que venho a Oeiras e estou fascinada com a cultura dessa cidade, gostei muito da casa das doze janelas e do museu de Artes Sacras".

O professor Carlos faz uma avaliação positiva da viagem " Não tivemos contratempos e os alunos se comportaram muito bem". A excursão contou com o apoio da Prefeitura Municipal de São João da Canabrava e da Secretária Municipal de Educação, da direção do Ensino Médio e da Coordenação de ensino do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário