terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Ex-reitor Jônatas Nunes "solta o verbo" e diz que o PT destruiu a Universidade Estadual do Piauí


Quem se der ao trabalho de dar uma “espiada” nos campi e núcleos da UESPI em todo o estado, há de se dar conta do visível sucateamento institucional, acadêmico e administrativo dessa outrora esperançosa Universidade, e a inconformidade de boa parte da população local com seus descaminhos.

Em janeiro de 2003, o Senhor Wellington Dias, empossado Governador do Estado, nomeia uma professora lá das bandas de Picos,(Oneide Rocha) para assumir a Reitoria da UESPI, tendo como única credencial ser “petista de carteirinha” e haver votado nele para Deputado Federal em 1998.

Começava aí a marcha da insensatez uespiana.

A verdade é que a obscura professora de Picos nunca administrou nada nem foi colocada lá para tal mister: a finalidade de sua presença na Reitoria, bem como de quem lhe sucedeu interinamente, era somente “ganhar tempo” para permitir a preparação e ocupação, de forma solerte e insidiosa, do espaço acadêmico e administrativo universitário, por um grupo de “petistas aloprados” inconseqüentes e despreparados.

Por total desconhecimento da realidade universitária, Wellington Dias abandonou a UESPI nas mãos desse grupo.

O objetivo propalado por estes “novos gestores” era reduzir o tamanho da UESPI para “melhorar a qualidade”.

Mero pretexto!!! Este grupo, a bem da verdade, sempre se opôs à diversificação dos cursos da UESPI, sua expansão em Teresina, bem como à interiorização em massa da UNIVERSIDADE.

A UESPI/2010 não tem um único curso de mestrado ou doutorado, ao contrário de alguns anos atrás, quando para cá vieram vários destes cursos por meio de convênios interinstitucionais.

A UESPI/2002, com seus 46 mil alunos, está reduzida a pouco mais de 15 mil, não obstante seus recursos orçamentários dos últimos anos terem sido várias vezes superiores aos de anos atrás, como é fácil se verificar junto à SEFAZ.

A metade dos Núcleos e Campi da UESPI está esvaziada: Água Branca, Alegrete, Castelo, Fronteiras, Anísio de Abreu, Canto do Buriti, São João do Piauí, Jaicós, Piracuruca, Luzilândia, Colônia do Gurguéia, Simplício Mendes. Outros tantos estão semi-desativados, como os de Curimatá, São Raimundo Nonato, Barras, Valença, Esperantina, Bom Jesus.

*Professor JÔNATAS NUNES é titular da Academia Piauiense de Letras e da Academia de Ciências do Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário