terça-feira, 6 de dezembro de 2011

METAS, AÇÕES E OBJETIVOS PARA A GESTÃO 2012 - 2013 PARA O ENSINO MÉDIO DE SÃO JOÃO DA CANABRAVA - PI

Professor Carlos Leal - Diretor - Gestão 2012 - 2013

AÇÕES

 Primar pela concretização de ações que fortaleçam a participação coletiva, a fim de defender os interesses da comunidade escolar.

METAS

 Fortalecer os espaços participativos a fim de conscientizar a comunidade escolar na busca de um compromisso coletivo com resultados educacionais mais significativos.

 Instalar um ambiente participativo e harmonizado para a concretização dos objetivos.

OBJETIVOS

Gestão Pedagógica

 Buscar a implantação e implementação da Proposta Pedagógica;

 Realizar acompanhamento sistemático dos resultados escolares e buscar soluções na melhoria destes;

 Divulgar para os pais e/ou responsáveis os rendimentos escolares a cada bimestre;

 Estreitar relações escola-família, visando maior interação escola-comunidade;

 Criar um Blog para a escola e promover a interatividade com os estudantes;

 Melhorar os rendimentos das disciplinas críticas e o desempenho da escola nos resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica);

 Fortalecer a participação da coletividade no planejamento de atividades no intuito de melhorar os resultados;

 Identificar e eliminar ações que promovam resultados negativos;

 Aceitar propostas que favoreçam o resultado positivo das ações planejadas;

 Incentivar a participação dos alunos no cursinho pré-vestibular, em olimpíadas, no Enem, e outras provas e cunho avaliativo;

 Estimular e proporcionar meios de participação efetiva dos estudantes concluintes de ensino médio no Vestibular e no Novo ENEM, com objetivo de ampliar os resultados de aprovação da escola nestes concursos;

 Acompanhar e valorizar o cursinho pré-vestibular para estudantes do ensino médio concluinte e outros que já tenham concluído em anos anteriores;

 Implantar o programa de reforço-escolar, especialmente para os alunos que estão com dificuldade;

 Buscar financiamentos para o desenvolvimento de projetos e oficinas na escola, envolvendo toda a comunidade escolar.

 Proporcionar avaliações contínuas das ações e trabalhos desenvolvidos na escola.

 Criar um Conselho de Classe que será uma organização de natureza técnico-pedagógica, em funcionamento na escola e composto por todos os professores efetivos sob a liderança de Gestor.

Gestão de recursos Humanos

 Difundir o conceito de gestão democrática baseada na divisão de responsabilidades;

 Motivar os alunos para a criação de representatividade dos estudantes através dos líderes e vice-líderes de classe e de Grêmio Estudantil proporcionando um espaço de atuação democrática;

 Buscar aumentar o número do quadro de funcionários efetivos da escola;
 Transparência total quanto à execução dos recursos financeiros junto à comunidade escolar com apresentação das prestações de contas trimestrais;


 Priorizar os interesses coletivos respeitando os interesses individuais, quando estes favoreçam a coletividade;

 Proporcionar a veiculação de informações em tempo hábil;

 Atuar em parceria com o Conselho de Escola em decisões relacionadas ao cotidiano escolar;

 Incentivar a formação continuada dos educadores através de atividades que promovam a qualificação profissional e a melhoria do processo ensino-aprendizagem;

 Proporcionar meios para um bom relacionamento entre professores, funcionários e comunidade escolar;

 Fazer valer os deveres e direitos funcionais junto aos órgãos competentes;

 Resolução de eventuais problemas através de diálogos e negociações;

 Apoiar-se na legislação vigente como meio norteador para o cumprimento de direitos e deveres;

 Fazer acompanhamento de faltas e reposições dos funcionários da Escola;

 Dar suporte na elaboração e execução de projetos de trabalho com o intuito de assegurar um melhor desempenho;

 Favorecer ações que intensifiquem a interação entre gestor e comunidade escolar;

 Envolver a comunidade escolar através da promoção de Gincanas, Feiras Culturais e Oficinas culturais.

Gestão Administrativa

 Procurar, junto aos órgãos competentes, recursos para reforma e melhoramento da estrutura física da escola, com prioridade para a acessibilidade para os portadores de necessidades especiais, construção de um auditório para encontros e apresentações e a construção de uma quadra poliesportiva;

 Realizar com parceria de toda a comunidade escolar mobilizações com fins de conservação do patrimônio físico da escola e limpeza;

 Garantir a execução dos recursos financeiros em parceria com o Conselho e Comunidade Escolar;

 Buscar soluções para a efetivação do funcionamento da Sala Ambiente de Informática;

 Informatização dos ambientes da Biblioteca e da Secretaria, provendo novos equipamentos e novos softwares para execução de suas atividades;

 Melhorar e ampliar as condições físicas da cozinha, em especial o revestimento do piso e das instalações hidráulicas.

 Buscar parcerias que contribuam para o desenvolvimento da escola.


















































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