sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Conheça o Big Brother dos gastos públicos


Extraído de: Opinião e Notícia

O Tesouro Nacional vai adotar em 2012 uma espécie de "Big Brother" para monitorar detalhadamente as contas públicas dos ministérios e demais órgãos da administração federal.

Trata-se do Sistema de Informação de Custos do Governo Federal (SIC), que funcionará cruzando dados e comparando custos de atividades similares nas diferentes áreas de atuação da máquina pública.

Reduzir despesas O objetivo não é estabelecer metas, mas sim reduzir as despesas mediante a identificação de discrepâncias entre gastos de diferentes ministérios e outros órgãos que deveriam ser similares, como por exemplo os custos de atividades parecidas no Exército, na Aeronáutica e na Marinha. No futuro o sistema poderá ser usado para monitorar gastos e reduzir despesas em universidades e hospitais federais.

"Nessa análise, vamos identificar onde os custos estão altos e vamos fazer a gestão dos custos para otimizar a utilização do recurso público", disse ao Estadão o subsecretário de contabilidade pública do Tesouro, Gilvan Dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário