segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Servidores já podem transferir conta-salário para outro banco

O servidor público que recebe pagamento em conta-salário poderá pedir a transferência automática do dinheiro para o banco que escolher. Esses trabalhadores foram os últimos a ter acesso ao benefício, uma vez que os da iniciativa privada têm esse direito desde 2009.

De acordo com as regras estabelecidas pelo governo, para transferir o salário para outra conta diferente da aberta pelo empregador, é preciso que a indicação seja feita por escrito à instituição financeira.

O banco é obrigado a aceitar a ordem no prazo de até cinco dias úteis. Os recursos devem ser transferidos para o banco escolhido pelo empregado até as 12h do dia do crédito do salário.

A conta-salário é diferente da conta-corrente por ser destinada ao pagamento de salários, aposentadorias e pensões e por se tratar de um contrato firmado entre a instituição financeira e a empresa empregadora, e não entre o banco e o empregado.

SEM CHEQUE

Na conta-salário, o cliente não tem direito a talão de cheques e não pode receber outros depósitos além do salário. No site do Banco Central, há uma série de perguntas e respostas sobre a conta-salário.

Extraído de: Consultor Jurídico  











Conheça o Big Brother dos gastos públicos


O Tesouro Nacional vai adotar em 2012 uma espécie de "Big Brother" para monitorar detalhadamente as contas públicas dos ministérios e demais órgãos da administração federal.

Trata-se do Sistema de Informação de Custos do Governo Federal (SIC), que funcionará cruzando dados e comparando custos de atividades similares nas diferentes áreas de atuação da máquina pública.

Reduzir despesas O objetivo não é estabelecer metas, mas sim reduzir as despesas mediante a identificação de discrepâncias entre gastos de diferentes ministérios e outros órgãos que deveriam ser similares, como por exemplo os custos de atividades parecidas no Exército, na Aeronáutica e na Marinha. No futuro o sistema poderá ser usado para monitorar gastos e reduzir despesas em universidades e hospitais federais.

"Nessa análise, vamos identificar onde os custos estão altos e vamos fazer a gestão dos custos para otimizar a utilização do recurso público", disse ao Estadão o subsecretário de contabilidade pública do Tesouro, Gilvan Dantas.
Extraído de: Opinião e Notícia

Fábio Novo Rejane Dias e Firmino Filho são os deputados mais atuantes; Juraci Leite, Ana Paula e Hélio Isaías são os menos atuantes, diz pesquisa.

 Deputado Fábio Novo
 Deputada Rejane Dias
Deputado Firmino Filho
Em relatório divulgado pela Secretaria de Atas da Assembleia Legislativa, o deputado mais atuante em 2011, foi o petista Fábio Novo, acompanhado de Rejane Dias, do mesmo partido e do tucano, Firmino Filho. Já os que apresentaram o pior desempenho, em quantidade de intervenções feitas na Assembleia, foram Juraci Leite (PSD), Ana Paula (PMDB) e Hélio Isaías (PTB), que segundo os dados foi o menos atuante dos 32 deputados estaduais que tiveram atuação no lesgislativo em 2011.
A petista Rejane Dias e o tucano Firmino Filho lideraram o número de requerimentos aprovados no plenário em 2011, com 120 intervenções em plenário. Em segundo lugar aparece Fábio Novo (PT), com 101; seguido por Antônio Felix (PSD), com 70; Flora Izabel (PT), com 63; e Liziê Coelho (PTB), com 54.

Os Deputados menos atuantes do Piauí
 Deputado Juraci Leite
 Deputada Ana Paula
Deputado Hélio Isaías