quinta-feira, 10 de julho de 2014

MUNDO ESTÁ CADA VEZ MAIS URBANO

Relatório da ONU aponta que mais da metade da população do planeta vive em cidades e crescimento no número de megalópoles

Mais da metade da população mundial vive em cidades e até 2050 outras 2,5 bilhões de pessoas deverão se juntar às 3,9 bilhões que já estão nelas, principalmente em algumas das regiões mais pobres do planeta, o que representará um enorme desafio em áreas que vão de infraestrutura a emprego, passando por serviços básicos como saúde e educação. A conclusão é da revisão deste ano do relatório “Perspectivas da Urbanização Mundial”, produzido pela Organização das Nações Unidas e divulgado nesta quinta-feira.
- Administrar as áreas urbanas se tornou um dos mais importantes desafios do desenvolvimento no século XXI – diz John Wilmoth, diretor da Divisão de População do Departamento de Economia e Questões Sociais da ONU e responsável pelo relatório. – Nosso sucesso ou fracasso na construção de cidades sustentáveis será um fator importante para os avanços após a agenda de desenvolvimento da ONU de 2015.
Segundo o documento, hoje cerca de 54% da população global mora em áreas urbanas, proporção que deverá crescer para 66%, ou duas em cada três pessoas, até 2050. E grande parte deste crescimento se dará nas cidades e megalópoles com mais de 10 milhões de habitantes em países da Ásia, África e América Latina, cujo número também está aumentando. Só Índia, China e Nigéria responderão por 37% da alta na população urbana mundial entre 2014 e 2050, acrescentando 404 milhões, 292 milhões e 212 milhões de pessoas respectivamente.
O relatório destaca ainda que em 1990 havia apenas dez megalópoles com mais de 10 milhões de habitantes no mundo, que eram o lar de 153 milhões de pessoas, ou menos de 7% da população mundia. Já hoje são 28 megalópoles, onde estão 453 milhões de pessoas, ou cerca de 12% da população mundial. Destas, 16 estão na Ásia, quatro na América Latina, três na África e Europa e duas na América do Norte. Apesar disso, cerca da metade da população urbana global ainda está em cidades menores, com menos de 500 mil habitantes.
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário