Município de São João da Canabrava
Data de Emancipação Politica:11 de Abril
Criação:O município foi criado pela lei estadual nº 4.192, de 11/04/1988, pelo então governador do Estado do Piauí, Alberto Tavares da Silva e tendo sido desmembrado da cidade de Picos - PI
Gentílico:Canabravense
Prefeito Atual: Elson Silva de Sousa (PMDB) (2009 – 2012)
Unidade federativa:Piauí
Mesorregião:Sudeste Piauiense IBGE/2008
Termo Judiciário: Comarca de Bocaina - PI
DDD: (89)
CEP: 64635 - 000
IBGE/2008
Municípios limítrofes:
A norte: Pimenteiras, Inhuma e Lagoa do Sítio
Ao sul: São José do Piauí e Bocaina,
A oeste: Inhuma e São José do Piauí
A leste: Pimenteiras e São Luis do Piauí.
Distância até a capital Teresina:Aproximadamente 341 Km
Características geográficas
Área: 470,954 km²
População: 4.511 hab. est. IBGE/2009
Densidade Demográfica: 8,7 hab./km² onde 70,64 estão na zona rural
Altitude: 310 m
Clima: Semi-úmido e Quente
Os solos da região:São provenientes da alteração de arenitos, siltitos, conglomerados solos lotólicos e álicos.
Indicadores
IDH: 0,567 médio PNUD/2000
PIB: R$ 8.956 mil IBGE/2005
PIB per capita: R$ 2.172,00 IBGE/2005
FAUNA: O CONJUNTO DE ANIMAIS DA REGIÃO SÃO ESPÉCIES ADAPTADAS ÀS CONDIÇÕES DE SOBREVIVÊNCIA DO SEMI – ÁRIDO;
PRINCIPAIS ANIMAIS DA FAUNA DA REGIÃO: ALGUMAS ESPÉCIES DE TATUS; O TAMANDUÁ – MITIM OU LAPICHO; O SAGUI – DE – TUFO – BRANCO OU SOINHO; O GUARIBA; O MACACO PREGO; A RAPOSA; O VEADO; OS PORCOS –DO – MATO OU CAITITÚ
ALGUNS RÉPTEIS: OS LAGARTOS (CAMALEÃO E TEIÚ), SERPENTES (COBRA-CIPÓ, BOIPEVA, JIBÓIA, CORAL, JARARACAS E CASCAVEL).
A FLORA: AS FORMAÇÕES DA FLORA DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DA CANABRAVA – PI SÃO DE CAATINGAS, TÍPICAS DO SEMI – ÁRIDO NORDESTINO.
TIPOS DE CAATINGA DA REGIÃO: CAATINGA ARBÓREA, COM PORTE DE ÁRVORE; CAATINGA ARBUSTIVA, VEGETAL LENHOSO COM MENOS DE UM METRO DE ALTURA, RAMIFICADO DESDE A BASE;
CARACTERÍSTICAS DA VEGETAÇÃO DE CAATINGA: CACTÁCEAS, MANDACARÚ E XIQUE – XIQUE; LEGUMINOSE, JUREMA E JATOBÁ.
São João da Canabrava é um município brasileiro do estado do Piauí. Localiza-se a uma latitude 06º81'00" sul e a uma longitude 41º34'35" oeste, estando a uma altitude de 310 metros. Situa-se na microrregião de Picos, mesorregião do Sudeste Piauiense. Sua população estimada em 2004 era de 4 144 habitantes. Possui uma área de 471 km².
A sede municipal tem as coordenadas geográficas de 06 o49’00” de latitude sul e 41 o20’35” de longitude oeste de Greenwich e dista cerca de 341 Km de Teresina.
A Colonização:
O PROCESSO DE COLONIZAÇÃO DE SÃO JOÃO DA CANABRAVA SE DEU PARALELAMENTE AO DESBRAVAMENTO DO SERTÃO PIAUENSE, NA MEDIDA EM QUE OS CRIADORES DE GADO EXPANDIAM O ESPAÇO PECUARISTA, CONQUISTANDO NOVAS ÁREAS AINDA NÃO MONOPOLIZADAS PELOS GRANDES SENHORES.
O POVOAMENTO DA REGIÃO TEM COMO MARCO INICIAL NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX, QUANDO A REGIÃO SE TORNA ATRATIVA, DEVIDO A FERTILIDADE DA TERRA (DOIS RIACHOS ALI EXISTENTES) E AS BOAS CONDIÇÕES PARA A INSTALAÇÃO DE FAZENDAS DE GADO. O PRIMEIRO COLONIZADOR FOI O PADRE MANOEL FLORÊNCIO DOS SANTOS, QUE ENCONTROU NA REGIÃO, CONDIÇÕES ADEQUADAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA PECUÁRIA E DA AGRICULTURA DE SUBSISTÊNCIA. O PADRE FUNDOU ÀS MARGENS DOS RIACHOS, A FAZENDA DE NOME “OUTRA BANDA”, E JUNTAMENTE COM SEUS ESCRAVOS E VAQUEIROS, PASSOU A DESBRAVAR AS TERRAS PRATICANDO A PECUÁRIA EXTENSIVA E UMA AGRICULTURA DE SUBSISTÊNCIA (FEIJÃO, CANA-DE-AÇÚCAR E MANDIOCA). O PADRE MANOEL FLORÊNCIO TAMBÉM DESENVOLVEU SUAS ATIVIDADES SACERDOTAIS, CELEBRANDO MISSAS, CASAMENTOS E BATIZADOS.
A Miscigenação:
OS POVOADORES (ETNIA DA REGIÃO) DE SÃO JOÃO DA CANABRAVA ORIGINARAM-SE DOS ELEMENTOS BÁSICOS FORMADORES DACOMPOSIÇÃO ÉTNICA BRASILEIRA: O BRANCO, O ÍNDIO E O NEGRO.
ELEMENTO BRANCO: TEVE SUA ORIGEM LIGADA AOS CRIADORES DE GADO DAS BACIAS DO SÃO FRANCISCO E PARNAÍBA, QUE SE ESTABELECERAM NA REGIÃO NO INÍCIO DO SÉCULO XIX, COM FINALIDADE DE EXPANDIR A PECUÁRIA PIAUENSE.
ELEMENTO INDIGENA: ORIGINÁRIO DOS PRIMEIROS HABITANTES NATIVOS DA REGIÃO.
ELEMENTO NEGRO: ASSOCIADO À ESCRAVIDÃO DE ORIGEM AFRICANA, UTILIZADA NA REGIÃO COMO MÃO-DE-OBRA NAS ATIVIDADES SUBSDIÁRIAS Á PECUÁRIA, COMO: CANA-DE-AÇÚCAR, MILHO, FEIJÃO E MANDIOCA.
Aspectos Socioeconômicos
Os dados socioeconômicos relativos ao município foram obtidos a partir de pesquisa nos sites do IBGE (www.ibge.gov.br) e do Governo do Estado do Piauí (www.pi.gov.br).
A sede do município dispõe de abastecimento de água, energia elétrica distribuída pela Companhia Energética do Piauí S/A - CEPISA, terminais telefônicos atendidos pela TELEMAR Norte Leste S/A, agencia de correios e telégrafos e escola de ensino fundamental e médio
A agricultura praticada no município é baseada na produção sazonal de arroz, feijão, e milho.
Aspectos Fisiográficos
As condições climáticas do município de São João da Canabrava (com altitude da sede a 310 m acima do nível do mar) apresentam temperaturas mínimas de 26oC e máximas de 36 oC, com clima semiúmido e quente. Ocasionalmente, chuvas intensas, com máximas em 24 horas. A precipitação pluviométrica média anual (registrada, na sede do município, 600 mm) é definida no Regime Equatorial Continental, com isoietas anuais entre 800 a 1.400 mm e trimestres janeiro-fevereiro -março e dezembrojaneiro- fevereiro como os mais chuvosos. Os meses de janeiro, fevereiro e março constituem o trimestre mais úmido. Estas informações foram obtidas a partir do Perfil dos Municípios (IBGE – CEPRO, 1998) e Levantamento Exploratório - Reconhecimento de solos do Estado do Piauí (1986).
Os solos da região são provenientes da alteração de arenitos, siltitos, conglomerados e folhelhos.
Compreendem solos litólicos, álicos e distróficos, de textura média, pouco desenvolvidos, rasos a muito rasos, fase pedregosa, com floresta caducifólia e/ou floresta sub-caducifólia/cerrado. Associados ocorrem solos podzólicos vermelho-amarelos, textura média a argilosa, fase pedregosa e não pedregosa, com misturas e transições vegetais, floresta sub-caducifólia/caatinga. Secundariamente, ocorrem areias quartzosas, que compreendem solos arenosos essencialmente quartzosos, profundos, drenados, desprovidos de minerais primários, de baixa fertilidade, com transições vegetais, fase caatinga hiperxerófila e/ou cerrado sub-caducifólio/floresta sub-caducifólia. Estas informações foram obtidas a partir do Projeto Sudeste do Piauí II (CPRM, 1973) e Levantamento Exploratório - Reconhecimento de solos do Estado do Piauí (1986).
As formas de relevo, compreendem, principalmente, superfícies tabulares reelaboradas (chapadas baixas), relevo plano com partes suavemente onduladas e altitudes variando de 150 a 300 metros; superfícies tabulares cimeiras (chapadas altas), com relevo plano, altitudes entre 400 a 500 metros, com grandes mesas recortadas e superfícies onduladas com relevo movimentado, encostas e prolongamentos residuais de chapadas, desníveis e encostas mais acentuadas de vales, elevações (serras, morros e colinas), com altitudes de 150 a 500 metros. Dados obtidos a partir do Levantamento Exploratório-Reconhecimento de solos do Estado do Piauí (1986) e Geografia do Brasil–Região Nordeste (IBGE, 1977).
Recursos Hídricos
Águas Superficiais
O principal curso d’água que drena o município são os riacho taipirinha e jacaré.
Águas Subterrâneas
No município São João da Canabrava distinguem-se apenas como domínio hidrogeológico as rochas sedimentares da Bacia do Parnaíba, representadas pelas formações Pimenteiras e Cabeças.
A Formação Pimenteiras normalmente não apresenta importância hidrogeológica pelo fato de possuir constituintes litológicos da baixa permeabilidade. Aflora na porção sudeste da área do município.
As características litológicas da Formação Cabeças indicam boas condições de permeabilidade e porosidade, favorecendo assim o processo de recarga por infiltração direta das águas de chuvas. Tal aqüífero se constitui no mais importante elemento de armazenamento de água subterrânea do município, principalmente porque a flora em 70% da área.
POLÍTICA – SÃO JOÃO DA CANABRAVA - PI
1988 - Primeira Eleição Municipal
PREFEITO E VICE-PREFEITO
NOME DO CANDIDATO PARTIDO VOTOS SITUAÇÃO
PEDRO ISIDORO NETO E
JOÃO MANOEL DA SILVA PFL ELEITO
PEDRO BENTO BEZERRA E
SEVERIANO TEODORO DE SOUSA PMDB Não eleito
1992 - Segunda Eleição Municipal
PREFEITO E VICE-PREFEITO
NOME DO CANDIDATO PARTIDO VOTOS SITUAÇÃO
JOÃO MANOEL DA SILVA E
GREGÓRIO BORGES DE SOUSA PFL ELEITO
FRANCISCO BEZERRA E
JOSÉ GONZAGA DE SOUSA PMDB Não eleito
1996 - Terceira Eleição Municipal
PREFEITO E VICE-PREFEITO
NOME DO CANDIDATO PARTIDO VOTOS SITUAÇÃO
PEDRO ISIDORO NETO E
EDVALDO BERNARDES DE LIMA PFL ELEITO
LUIZ BEZERRA DE SOUSA FILHO
PEDRO BORGES LEAL PMDB Não eleito
2000 - Quarta Eleição Municipal (Resultado Geral)
PREFEITO E VICE-PREFEITO
NOME DO CANDIDATO PARTIDO VOTOS SITUAÇÃO
PEDRO ISIDORO NETO E
JOSÉ MARTINS DE SOUSA PFL 1.683 ELEITO
JOSÉ DE SOUSA LEAL E
VALDIVINO ALANO BATISTA PMDB 1.143 Não eleito
2004 - Quinta Eleição Municipal (Resultado Geral)
PREFEITO E VICE-PREFEITO
NOME DO CANDIDATO PARTIDO VOTOS SITUAÇÃO
MARIA ANITA DA SILVA PEREIRA E
VICENTE FRANCISCO DE SOUSA PFL 1.680 ELEITO
MILTON ISIDORO DE ARAÚJO E
ADÃO PEREIRA PSDB 1.260 Não eleito
2008 - Sexta Eleição Municipal (Resultado Geral)
PREFEITO E VICE-PREFEITO
NOME DO CANDIDATO PARTIDO VOTOS SITUAÇÃO
MARIA ANITA DA SILVA PEREIRA E
VICENTE FRANCISCO DE SOUSA PFL 1.680 ELEITO
MILTON ISIDORO DE ARAÚJO E
ADÃO PEREIRA PSDB 1.260 Não eleito
2010 - Sétima Eleição Municipal (Resultado Geral)
PREFEITO E VICE-PREFEITO
NOME DO CANDIDATO PARTIDO VOTOS SITUAÇÃO
ELSON SILVA DE SOUSA E
VALDIVINO ALANO BATISTA PMDB 1.697 ELEITO
PEDRO ISIDORO NETO E
MARIA LENIRA DE SOUSA PFL 1.650 Não eleito
Professor Carlos Leal
Nenhum comentário:
Postar um comentário