Picos é um município do estado do Piauí, conhecido como Cidade Modelo e Capital do Mel. Situa-se na região centro-sul do Estado. É a cidade mais desenvolvida economicamente dessa região. Essa característica aliada a seu posicionamento geográfico lhe conferem a condição de pólo comercial efervecente no Piauí (especialmente de combustíveis e mel).
É cortada pela BR-316 ou Rodovia Transamazônica, BR 407, BR-230 e fica muito próxima a BR-020. É uma das maiores produtoras de mel do país.
Geograficamente é cortada pelo rio Guaribas, que apesar de ser um rio temporário, alivia o famoso calor das tardes picoenses.
A origem do município de Picos deu-se no povoado de Bocaina. A construção de uma capela sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição pelo sertanista Borges Marinho foi o marco inicial desse seu povoamento.Neste período, o território de Picos pertencia ao município de Oeiras. A família Borges Leal, que à época ocupava grandes áreas de terras nos arredores do município, fundou aí uma de suas mais importantes fazendas, a Fazenda Curralinho. O processo de povoamento do futuro município deveu-se à instalação dessas fazendas.
Em 1855 devido ao constante crescimento da freguesia, foi desmembrado de Oeiras, mais anexado ao seu Judiciário (Comarca de Oeiras). Foi elevado á categoria de vila através da Resolução Provincial Nº 397 de 20 de dezembro de 1859.
O município de Picos apresenta o terceiro maior PIB do Estado, sendo que a região fiscal de Picos arrecada mais que as regiões fiscais de Parnaíba, Floriano e Campo Maior juntas. Perdendo apenas para a região fiscal da Capital Teresina.
É belíssimo o Vale da Águia, região localizada no bairro Altamira. Fica em uma região de natureza muito exuberante onde vivem as mais variadas espécies de aves, plantas e outros animais. No meio de imensos paredões a natureza reserva um clima agradável, com cachoeira em períodos de chuva, olhos dágua, pequenos riachos e até uma lagoa de águas cristalinas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário