sexta-feira, 29 de junho de 2012

ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE SJC HOMENAGEAM LUIZ GONZAGA

A homenagem será feita durante as apresentações de hoje, sexta-feira (29/06) às 19:00 h. no Arraia “DANADO DE BOM” com painéis, danças, poesias, biografia e outras.

Em 2012, comemora-se o centenário de Luiz Gonzaga, o maior ídolo musical da cultura nordestina, e, se estivesse vivo, o “rei do baião”, autor de clássicos da música brasileira como Asa branca, Assum preto, Juazeiro e Xote das meninas, completaria 100 anos no dia 13 de dezembro.

Luiz Gonzaga, além de divulgar suas músicas com temas sobre o sertão, o homem sertanejo e as festas juninas, o “velho Lua”, como era carinhosamente chamado pelos amigos e admiradores, apresentou a cultura nordestina para os quatro cantos do Brasil e do mundo. Gêneros musicais tipicamente nordestinos, como xote, baião, forró e xaxado, tornaram-se conhecidos e influenciaram outros ritmos, criando novas gerações de cantores e compositores.

"Ele cantou um Nordeste para o mundo. Músico hábil em tocar na sanfona valsas, jazz e outros estilos comuns da época. Mas, foi tocando as músicas tradicionais nordestinas que ganhou reconhecimento. Hoje ele é reverenciado pelo xote, xaxado, toada, forró, além de ter ganhado o posto de Rei do Baião no fim da década de 1940” explica o professor Carlos Leal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário