Campanha começa hoje e postulantes a prefeituras e Câmaras já podem pedir votos na primeira eleição da Ficha Limpa
A primeira vez da Lei da Ficha Limpa e o fortalecimento da internet como ferramenta de conquista de votos. Esses são alguns dos ingredientes das eleições 2012, que abrem hoje o período de campanha eleitoral em todo o país para a escolha de prefeitos e vereadores no dia 7 de outubro, data do primeiro turno do pleito.
Aos poucos, as cidades devem ser tomadas por candidatos ávidos por votos, militantes fervorosos, ruas e canteiros apinhados de cavaletes com a imagem sorridente dos postulantes aos cargos públicos. Na largada da campanha, além da distribuição de material gráfico e bandeiras, está autorizada a realização de comícios, caminhadas e uso de equipamentos de som. Os debates entre candidatos às prefeituras nos veículos de comunicação também podem ocorrer a partir de hoje. Meio mais recente de conquista de votos, as redes sociais na internet devem ser tomadas por candidatos que enviam aos eleitores mensagens, cartões e vídeos.
Na eleição de estréia da validade da Lei da Ficha Limpa, um dos ápices de tensão deverá ser verificado no dia 13 de julho, limite para que o Ministério Público Eleitoral apresente à Justiça os pedidos de impugnação de candidaturas.
O TSE entendeu que apenas as rejeições de contas de campanha não são empecilho para uma candidatura. Mas para os gestores, como prefeitos, presidentes de autarquias e de câmaras de vereadores, a rejeição de contas vai gerar um número considerável de impugnações
Nenhum comentário:
Postar um comentário