terça-feira, 3 de agosto de 2010

A arte de saber ouvir


“A natureza deu-nos dois ouvidos, dois olhos e uma língua” observa Zenão, velho filósofo grego, para que pudéssemos ouvir e ver mais do que falar.

Ouvir é algo muito mais complicado do que o processo físico da audição, ou de escutar. A audição se dá pelo ouvido, enquanto que o ouvir implica um processo intelectual e emocional que integra dados físicos, emocionais e intelectuais na busca de significados e de compreensão.

O ouvir eficaz ocorre quando o receptor (aquele que recebe a mensagem) é capaz de discernir e compreender o significado da mensagem do emissor (aquele que transmite a mensagem). O objetivo da comunicação só assim é atingido.

Vários levantamentos já foram feitos sobre como a pessoa emprega o seu tempo. Um deles chegou a esta estatística:

9% emprega escrevendo;
16% lendo;
30% falando;
45% escutando.

Chegou-se à conclusão de que se ouve quatro ou cinco vezes mais do que se fala. As pessoas falam, provavelmente, à razão de 90 a 120 palavras por minuto, e ouvem à razão de 450 a 600 palavras por minuto. Isto quer dizer que há um tempo diferencial entre pensar, refletir sobre o conteúdo e buscar o significado.

A preocupação com a arte de saber ouvir tem estimulado a busca de princípios para aprimorar esta habilidade. Abaixo são alistados, pelo menos, oito:

1) Procure ter um objetivo ao ouvir.
2) Suspenda qualquer julgamento inicial.
3) Procure focalizar o interlocutor, resistindo a toda espécie de distração.
4) Procure repetir aquilo que o interlocutor está dizendo.
5) Espere antes de responder.
6) Procure recolocar com palavras próprias o conteúdo e o sentimento do interlocutor.
7) Procure atingir os pontos centrais do que ouve com suas palavras.
8) Use o tempo diferencial para pensar e responder. Há várias atitudes que você pode adotar para mostrar ao seu ouvinte que o está ouvindo e compreendendo tudo o que ele está dizendo:

1) ESCLARECER – Reflete no significado das palavras utilizadas e na intenção do que foi dito.
2) OBSERVAR – Centraliza na qualidade da comunicação (gestos, tonalidade da voz etc.).
3) INQUIRIR – Uma inquirição procura obter mais informações a respeito do significado do que foi dito.


Ouvir é um ato de amor. Tiago nos diz, com muita autoridade:
“Sabei isto, meus amados irmãos.
Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar” (Tg. 1.19)

Referência Bibliográfica:
• In: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/como-seu-filho-aprende-504108.shtml

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