quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Educar é ter metas e cobrar

*Professor Carlos Leal
* é Licenciado em Pedagogia, Filosofia e Teologia, Especialista em História e Sociologia e Mestrando em Ciências da Educação


O Ideb(índice de desenvolvimento da educação básica) foi criado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e na Prova Brasil. Ou seja, quanto maior for a nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação, numa escala de zero a dez. O indicador, que mede a qualidade da educação, foi pensado para facilitar o entendimento de todos e estabelecido numa escala que vai de zero a dez. A partir deste instrumento, o Ministério da Educação traçou metas de desempenho bianuais para cada escola e cada rede até 2022.
Apresento abaixo, algumas ações importantes que visam melhorar os resultados do IDEB:
• Conhecer o que é o Ideb, como ele é calculado, qual o Ideb do seu município, das escolas estaduais e municipais e as metas do seu município.

• Melhorar a escolha dos Gestores convocando professores pedagogos concursados;

• Apoio às escolas: Garantia de material didático e de uso pedagógico específico para alunos e professores e aporte financeiro para atividades complementares;

• Lotação dos professores de acordo com a sua formação. (formação mínima para o exercício da docência – Licenciatura Plena, Lei Nº 9.394/96, artigo 62 e o Decreto Nº 3.276, de 06 de dezembro de 1999).

• Capacitação para professores nas disciplinas críticas – língua portuguesa e matemática, oficina para construção de material didático para utilização de técnicas inovadoras de ensino;

• Intensificação do acompanhamento pedagógico nas salas de aulas, acompanhamento das avaliações elaboradas pelos professores das escolas a fim de orientar e sugerir quaisquer mudança;

• Implantação de reforço escolar no contra-turno para alunos com deficiências na aprendizagem e o sistema de avaliação municipal;

• Trabalho em conjunto com o Conselho Tutelar pra acompanhamento e resgate dos alunos com baixa freqüência e evasão escolar.

• Reduzir e/ou acabar do número de turmas multisseriadas.

• Criar o Prêmio professor nota 10. Premiação para os professores que atingirem as metas propostas para aprendizagem dos alunos, tendo como referência a aprendizagem significativa. A avaliação será feita pela equipe de pedagogos da secretaria de educação municipal.

• Realização de Concursos literários através do Prêmio de Incentivo a Leitura e Escrita;

• Elaboração e execução de um concurso de redação sobre o meio ambiente, para alunos do 6º ao 9º ano, das escolas municipais.

• Realizar acompanhamento sistemático dos alunos faltosos, evadidos e com rendimento abaixo da média, observando os reais motivos e reconduzindo-os de volta às escolas e aos resultados esperados.

• Fortalecimento do Planejamento Escolar, com orientações da equipe pedagógica através de estudos, troca de experiência e a construção de novas práticas de ensino com aporte às necessidades de aprendizagens dos alunos;

• Os Coordenadores (pedagogos) da Secretaria de Educação devem visitar mensalmente, as escolas do município, a fim de, acompanhar o desenvolvimento das ações didáticas na escola.
• Criar estratégias para trazer a família para maior acompanhamento da vida escolar do filho;

• Conhecer o que é o Ideb, como ele é calculado, qual o Ideb do seu município, das escolas estaduais e municipais e as metas do seu município.

• Elaboração de Apostilhas estruturadas de Português e Matemática;

• Atenção individual ao aluno (recuperação, acompanhamento com família);

• Encontros mensais para planejamento do trabalho docente e socialização de experiências vivenciadas em sala de aula;

• Utilização de mídias para realizar aulas dinamizadas;

• Detectar as razões das faltas freqüentes de alunos, evitando o abandono escolar em todas as escolas da rede municipal de ensino;

• Disponibilização dos modelos da Prova Brasil (MEC) e a Realização de simulados para a Prova Brasil em todas as turmas.

• Incentivar a participação dos alunos na Prova Brasil. (A Prova Brasil é uma avaliação universal de alunos de 4ª e 8ª séries (5º e 9º anos) do ensino fundamental, nas escolas públicas urbanas, com mais de 20 alunos na turma) e as Olimpíadas de Língua Portuguesa e de Matemática.

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