O Piauí, Rio Grande do Norte e o Distrito Federal são os únicos estados onde não há povos indígenas. Pesquisas recentes dos historiadores do Estado comprovaram que os índios Tremembés foram os primeiros habitantes do litoral piauiense.
Essa comprovação foi a parti de vestígios e documentos que comprovaram a ocupação dos Tremembés no litoral do Piauí, desde o século XIII até o final do século XVII.
”Esse foi o tema da dissertação da historiadora e pesquisadora Jóina Freitas Borges, mestra em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí, que tem como título “Sob os areais: arqueologia, história e memória”. Jóina Borges atualmente é doutoranda em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense, e desenvolve a tese “Os senhores das dunas: táticas, estratégias e autonomia Tremembé nos séculos XVI e XVII”.
Especialista no assunto, a pesquisadora lançou o livro “A História Negada – Em busca de novos caminhos”, que trata dos primeiros habitantes do litoral do Piauí.
Integrante do Núcleo de Antropologia Pré-Histórica, Jóina Borges começou a pesquisar os sítios arqueológicos que estavam cadastrados junto ao IPHAN. À medida que intensificou sua investigação, descobriu que os vestígios das ocupações dos primeiros habitantes do litoral do Piauí estavam dispersos por toda a costa, sendo, no mínimo, esta presença datada em torno de 2.700 anos.”
Fonte: Informativo Científico da Fapepi
Nenhum comentário:
Postar um comentário