sábado, 23 de julho de 2011

O KARNAK NO EGITO E O KARNAK NO PIAUÍ


O KARNAK NO EGITO


No tempo dos grandes faraós existiu uma aldeia chamada El-Karnak conhecida como Ipet-sut ("o melhor de todos os lugares"). Então foi construído o Templo de Karnak destinado ao Deus Amon-Ré. A obra foi iniciada por volta de 2200 a.C. e terminado por volta de 360 a.C. 

Segundo informações encontradas no site Wikipédia “este complexo abrange uma área de 1,5 x 0,8 Km. Existiam várias avenidas que faziam a ligação entre o Templo de Karnak, o Templo de Mut (esposa de Amom) e o Templo de Luxor. Não muito longe, ficava o templo de Montu, sendo que o de Khonsu (um dos templos mais bem conservados do Egipto) está dentro do próprio complexo”.

Atualmente é um dos locais mais procurados pelos turistas que visitam o Egipto e pode ser admirado à noite um espectáculo de luz e som.



O KARNAK NO PIAUÍ


Aqui no Piauí o Palácio de Karnak é a sede oficial do Poder Executivo do Piauí. Tem uma fachada branca inspirada na arquitetura Virginiana.

Gabriel Ferreira (governador do Piauí, 1891/1891) era proprietário de Instituto que tinha o objetivo de formar jovens para o Seminário ou faculdades de Direito, Engenharia e/ou Medicina. Inspirado no templo dos grandes faraós, acima referido, escolheu o nome Karnak para o instituto.

Foi João Luis Ferreira (governador do Piauí, 1920/1924) quem vendeu para o Barão de Castelo Branco, por 100 contos de reis o Karnak. 

Gabriel Ferreira quis comprar, mas era fim de governo e quem comprou novamente foi Matias Olímpio (governador do Piauí, 1924/1928), que pediu ao engenheiro Luis Mendes Ribeiro Gonçalves a reforma da casa, quando foi feito uma frente com o estilo Virginiano.

Em reforma na década de 70 o Karnak, ganhou jardins projetados por Burle Marx. O Palácio Piauiense está localizado na Avenida Antônio Freire, 1450 – Centro.

Com certeza o Karnak não é "o melhor de todos os lugares" do Piauí. Preserva apenas o nome do Templo Egípicio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário